Sex, 22 de Março de 2024
Rua Delfino Facchina, 61 (Cidade Ademar) - Americanópolis - São Paulo/SP - CEP 04409-080
Renuniões Públicas
Tarde 2ª e Sábado das 14hs30 às 16hs00
Noite 4ª e 5ª das 20hs30 às 21hs30 
 
Renuniões Públicas
Tarde 2ª e Sábado das 14hs30 às 16hs00
Noite 4ª e 5ª das 20hs30 às 21hs30 
 

Sabedoria do Evangelho

Carlos Torres Pastorino




Atualizado: 23/03/2024

 
Obra: Sabedoria do Evangelho – vol. 5
Prof. Carlos Torres Pastorino
 

8 – O ELOGIO DA MULHER  

Luc. 11:27-28  

27. Aconteceu que, enquanto ele falava essas coisas, certa mulher do meio da multidão levantou a voz e disse-lhe "Feliz o ventre que te carregou e os seios que sugaste". 28. Mas ele respondeu: "Felizes, antes, os que ouvem o ensino de Deus e que despertam". 

Dois versículos apenas. Duas frases. Duas revelações.  

Ao ouvir encantada os ensinos proferidos por Jesus, “certa mulher do povo” eleva a voz, louvando a Deus pela felicidade que a mãe daquele homem deve ter sentido, ao ver seu filho um sábio genial nos caminhos do mundo. Em suas palavras encontramos a primeira realização histórica da profecia de Isabel (Luc 1:42) e das palavras da própria Maria: “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada" (Luc. 1:48).  

A resposta é imediata. Nela o filho confirma o louvor feito à sua mãe, salientando, apenas, que "mais felizes" são os que ouvem o ensino de Deus, pondo-o em prática. Isso fez Agostinho escrever (Patrol. Lat., v. 40, c. 398): beatior Maria perficiendo lidem Christi, quam concipiendo carnem Christì, ou seja: “Maria foi mais feliz realizando a fidelidade a Cristo, do que concebendo a carne de Cristo" (isto é, de Jesus).  

Digna de estudo a frase final: hoi akoúontes tòn lógon toú theoú kaì phylássontes (os que ouvem a palavra de Deus e despertam). O verbo phylássô, quando usado intransitivamente, exprime “vigiar, despertar, ficar ou manter-se desperto, ou vigilante", quando empregado transitivamente (com objeto direto), tem o sentido de “guardar, observar", como "juramentos" (Ilíada, 3,280), “Tratados" (Plut., Morales, 196d), “a palavra" (Plat., Leis, 892 d), a lei (Sófocles, Traquinianas, 616 e Plat., Política) 292 a).  

Ora, acontece que o texto pode ser lido de duas maneiras:  

a) com o objeto direto antecipado (tòn lógon) e não repetido depois do segundo particípio presente: “os que ouvem e põem em prática (observam) o ensino de Deus" (e assim é invariavelmente traduzido em todas as versões correntes);  

b) firmando-se o período como duas orações coordenadas, mas de sentido independente: "os que ouvem o ensino de Deus e os despertos"  

Essas frases, que se prestam a duas interpretações são, quase sempre, portadoras mesmo de dois sentidos, que serão percebidos pelos que o conseguirem: "quem tem ouvidos, ouça".  

O que observamos, com absoluta clareza, no trecho, é a lição dada pelo Mestre àqueles que só percebem a personagem encarnada.  

Ao elogio da mulher "do povo" (evolução normal das massas, que vê apenas o físico, a parte material), que salienta a maternidade física, de sangue (o ventre que o carregou e plasmou o corpo físico, e os seios que o amamentaram), o Cristo expõe seu ponto de vista espiritual.  

Não há dúvida de que a maternidade que plasma corpos constitui algo de essencial para a evolução do Espírito, e, portanto, recebe felicidade se seu rebento é um dos Espíritos Santificados. No entanto, muito mais ditoso é aquele que cultiva a individualidade e a faz seguir o caminho iniciático que Ele traçou, aquele que "ouve o ensino" (é a expressão estudada no vol. 4), e aquele que desperta para a vida superior, ingressando conscientemente no quinto plano, o do "super-homem".  

Não pode haver, quase, termo de comparação entre os dois planos. Enquanto a personagem, transitória por seu fatal destino de "morrer", desaparecerá, dela restando apenas uma lembrança e um exemplo, a individualidade subirá sem limitações, muito acima do espaço e do tempo.  

Feliz, sim, a mãe que vê o filho ascender espiritualmente em sabedoria e amor. Mas muito mais feliz aquela que o vê superar essa personagem que ela forjou e alimentou, por haver conquistado o grau supremo de Filho do Homem, de ser desperto na vida Espiritual, consciente de si e do universo, do micro e do macrocosmo.  

E feliz sobretudo aquele que não apenas vê os outros atingirem esse grau, mas ele mesmo o conquista, para nunca mais perdê-lo, porque "ouviu o ensino de Deus", proveniente do Cristo Interno de seu coração e, tendo-o ouvido, despertou do estado de adormecimento na matéria para o de vigilante (samaritano) no Espírito: que sabe o que sabe e faz o que sabe, porque sabe o que faz.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sabedoria do Evangelho

Click no link abaixo, para ver o livro

  LIVRO EM ESTUDO  SABEDORIA DO EVANGELHO (VOL. 4) - PASTORINO