Sex, 04 de Julho de 2025
Rua Delfino Facchina, 61 (Cidade Ademar) - Americanópolis - São Paulo/SP - CEP 04409-080
Renuniões Públicas
Manhã: Domingo das 08hs30 às 10hs00
Tarde: 2ª e Sábado das 14hs30 às 16hs00
Noite: 4ª e 5ª das 20hs30 às 21hs30 
 
Renuniões Públicas
Manhã: Domingo das 08hs30 às 10hs00
Tarde: 2ª e Sábado das 14hs30 às 16hs00
Noite: 4ª e 5ª das 20hs30 às 21hs30 
 

Sabedoria do Evangelho

Carlos Torres Pastorino




Atualizado: 05/07/2025

 
Obra: Sabedoria do Evangelho – vol. 6
Prof. Carlos Torres Pastorino


34- CONTRA LÁZARO 

João, 12:9-11  

9. Soube, então, grande multidão de judeus, que Jesus estava lá, e veio, não só por Jesus, mas também para ver Lázaro que (ele) despertara dos mortos. 10. Resolveram, porém, os principais sacerdotes, que também Lázaro fosse morto, 11. porque muitos, por causa dele, se afastavam dos judeus e criam em Jesus. 


A curiosidade humana é insaciável. Sabendo que Jesus se encontrava em Betânia, muitos judeus para lá acorreram. Lá estava o profeta condenado pelo Sinédrio. Mas também lá estava Lázaro que, após o ressurgimento do túmulo por ação de Jesus, se tornara um atrativo para todos. Como seria o homem que experimentara a morte e voltara de lá?  

Aos sacerdotes, "autoridades constituídas", é que não agradava isso. Lázaro era uma testemunha "viva" da força de Jesus. E numerosos eram os judeus que abandonavam os sacerdotes do templo, para acreditar que Jesus era, de fato, um profeta, e talvez o próprio Cristo, e tudo isso contribuía para decréscimo do prestigio do Sinédrio. Para sanar essa dificuldade, havia um meio: também Lázaro devia ser sacrificado à sanha egoísta dos sacerdotes ...  

Para a individualidade, a lição é clara: todos os que agirem em benefício dos homens, ou forem beneficiados pelos Mestres, serão perseguidos e se possível, serão assassinados, para que as provas desapareçam e os homens passem a crer que se tratava apenas de uma invenção ou de uma alucinação, ainda que coletiva.  

Não nos assustemos: quem teve a força de ajudar uma vez, poderá fazê-lo pela segunda vez.  

Além disso, não é a perda de um corpo carnal que nos levará à perdição. Outro poderá ser reconstruído.  

O que nos atinge e degrada é a ingratidão para com nossos benfeitores; é o egoísmo, o orgulho, a vaidade e a ambição, que nos fazem descer até os últimos degraus da involução. Fidelidade absoluta, coragem desassombrada, humildade natural e espontânea, e serviço ativo por amor, manterão nossos Espíritos na altura sublime do Cristo que nos ama e nos chama com "gemidos inenarráveis"  

(Rom" 8:26). Ouçamos-Lhe a voz e sigamo-Lo: a felicidade suprema reside Nele!  

 

Sabedoria do Evangelho

Click no link abaixo, para ver o livro

  LIVRO EM ESTUDO  SABEDORIA DO EVANGELHO (VOL. 6) - PASTORINO